Óculos de sol polarizados são ótimos para reduzir o brilho em situações brilhantes, como passeios de barco, esportes ao ar livre ou dirigir em um dia particularmente ensolarado. Mas e quanto ao reflexo perturbador dos faróis e das luzes da rua à noite?

O que são lentes polarizadas?

Uma “lente polarizada” significa que um filtro laminado foi aplicado à lente para bloquear uma parte da luz de passar para o olho. Os óculos polarizados foram projetados para ambientes em que a luz é intensificada refletindo em superfícies planas, aumentando a quantidade de luz e tornando muito difícil ver claramente.

A luz é crucial para que o olho veja, mas quando mais luz está entrando em seu olho do que ele sabe o que fazer, ele causa um brilho. Simplificando, o brilho acontece quando seus olhos são expostos a muita luz brilhante. 

Tendo isso em mente, faz sentido que, ao permitir apenas uma quantidade limitada de luz no olho, as lentes polarizadas reduzam o brilho, melhorando assim a visão. 

É verdade que as lentes polarizadas podem reduzir o brilho dos semáforos que se aproximam ao dirigir à noite. No entanto, usar óculos de sol de qualquer tipo em condições de pouca luz, especialmente ao dirigir, é perigoso e definitivamente não recomendado.

As lentes polarizadas ajudam na direção noturna?

Embora as lentes polarizadas possam reduzir o brilho do tráfego em sentido contrário, elas não ajudam necessariamente na direção noturna e podem, de fato, fazer mais mal do que bem.

O filtro colocado nas lentes polarizadas impede que um pouco de luz atinja os olhos, criando uma visão mais turva ao usá-las. Bloquear a luz adicional de uma condição de pouca luz pode inibir sua visão ainda mais do que o brilho dos semáforos.

Se dirigir à noite está provando ser particularmente problemático, existem alternativas ao uso de óculos de sol polarizados para obter uma visão clara ao dirigir.

O que são óculos de visão noturna?

Óculos de direção noturna são uma escolha popular para pessoas que desejam maior contraste e clareza na estrada, mas a eficácia dessas especificações não corresponde ao hype.  

Uma afiliada da Harvard Medical School chamada Schepens Eye Research Institute divulgou um estudo em 2019 para determinar o quão úteis são os óculos para dirigir noturno.

Os pesquisadores reuniram 22 adultos que representavam uma ampla faixa demográfica e os fizeram “dirigir” em quatro simulações noturnas de direção. As simulações fizeram com que os motoristas experimentassem condições variadas, incluindo uma máquina que imitava o efeito dos semáforos que se aproximavam, usando lentes transparentes ou óculos noturnos amarelos para dirigir.

Os participantes tiveram seus tempos de reação registrados em cada cenário ao avistar um pedestre na beira da rodovia.

Os resultados do estudo concluíram que o uso de óculos para dirigir à noite não melhora o desempenho do motoristana tarefa mais crítica: detectar pedestres. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que uma pequena quantidade de dados estatísticos refletia um desempenho ligeiramente pior ao usar óculos de visão noturna do que ao dirigir sem eles.

No geral, os resultados do estudo não apóiam a ideia de que os profissionais de saúde ocular recomendem óculos para dirigir à noite aos pacientes.

Os melhores óculos de visão noturna para dirigir são …

Se as dificuldades de dirigir à noite estão afetando a frequência ou o momento em que você dirige, marque um exame oftalmológico e discuta suas preocupações com um oftalmologista. Eles podem prescrever lentes com revestimento anti-reflexo para ajudar a minimizar a quantidade de brilho que você sente quando está ao volante.

Não precisa de receita? Isso também está bom! Lentes sem prescrição podem ser adquiridas com o mesmo revestimento para diminuir o reflexo incômodo de faróis e postes de luz.

Ninguém deve ter que desistir de dirigir por causa do brilho noturno comum ou da luz fraca. Consulte seu oftalmologista e recupere a clareza durante o cruzeiro noturno.

Write A Comment