Você sabia que olhos secos podem causar lesões na superfície ocular e progredir para sintomas permantes que comprometem a visão? E que o número de pacientes que sofrem com isso aumentou, consideravelmente, durante a pandemia?

No intuito de alertar à população sobre os riscos da síndrome do olho seco, a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS) instituíram Julho como o mês de conscientização a respeito dessa doença. É o JULHO TURQUESA.

O objetivo da campanha é informar melhor a população sobre essa síndrome, que afeta milhões de pessoas no mundo e que teve um aumento considerável de casos durante a pandemia do Coronavírus, devido aos hábitos do isolamento social, como, por exemplo, ficar mais tempo em frente ao computador e às telas de celulares.

Os especialistas explicam que o olho seco é ocasionado pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos devido à má qualidade ou quantidade insuficiente de lágrima.  Como sintomas diretos estão a ardência, a vermelhidão, o embaçamento e a sensação de secura e/ou de corpo estranho nos olhos.

No geral, o tratamento é simples. Um colírio lubrificante, receitado pelo oftalmologista, já pode ser suficiente. Mas cuidado, pois em quadros mais severos, pode ser necessária a utilização de outras medicações via oral ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Para evitar a doença

Cuide bem dos seus olhos e dos acessórios que você utiliza neles, como óculos e lentes de contato, com produtos adequados
  1. Utilizar colírios lubrificantes indicados por oftalmologista.
  2. Hidratar-se diariamente com cerca de dois litros de água.
  3. Fazer pequenas pausas enquanto estiver em frente a telas, como celular ou computador.
  4. Evitar ambientes com ar-condicionado e usar umidificadores de ar.
  5. Procurar piscar os olhos com mais frequência.

Dica extra SOFT99 Ótica:

linha de produtos para lentes e armações SOFT99 Ótica

Na hora da pausa para relaxar os olhos, aproveite para higienizar seus óculos com produtos SOFT99! Conheça nossa linha!

Write A Comment