Não é segredo que atividades intensas e longas horas de trabalho na frente do computador e aparelhos eletrônicos podem criar uma tensão nos olhos. Como resultado, no final do dia você se sente cansado, desconfortável e com a qualidade reduzida da visão. O que fazer? Listamos algumas recomendações. Confira!

1. Faça pausas enquanto trabalha no computador.

Uma pausa de 15 minutos a cada duas horas de trabalho ajudará você a se proteger do esforço excessivo dos olhos. Use esse tempo para se movimentar e olhar outras coisas. Se tiver uma janela por perto, que tal apreciar o movimento na rua?

Procure fazer intervalos durante o trabalho para descansar os olhos.

2. Use óculos de computador.

Existem, no mercado, óculos com lentes especiais só para proteger os olhos da luz que vem dos aparelhos eletrônicos. Eles têm um revestimento especial que “bloqueia” o espectro emitido pela grande maioria dos aparelhos eletrônicos. Aliás, é essa luz – chamada popularmente de “luz azul” – a grande responsável pelo cansaço visual que sentimos depois de muitas horas em frente às telas.

3. Certifique-se de que seus olhos não sequem.

É comum os olhos ressecarem ao longo do dia quando estamos muito concentrados em um trabalho, por exemplo. Porém, apesar de acontecer com certa regularidade e com muitas pessoas, esse ressecamento não é positivo para os olhos. Por isso, tente piscar com mais frequência e, sob a prescrição de um oftalmologista, use colírios.

4. Evite ler em transporte em movimento.

Você já deve ter ouvido por aí que ler em movimento (no carro, trem, metrô ou ônibus) pode causar descolamento de retina. Mas, se você é um leitor do transporte pode respirar aliviado: sua retina não vai descolar simplesmente por ler na volta do trabalho.

Porém, ler enquanto viaja em algum veículo pode causar fadiga ocular. Quando os olhos não têm estabilidade suficiente para fazer a leitura, precisam compensar o movimento do veículo para focar na imagem, o que pode gerar cansaço, dor de cabeça e dor nos olhos.

Ler enquanto viaja em algum veículo pode causar fadiga ocular.

5. Tenha uma dieta saudável e equilibrada.

Se a ideia é ter olhos saudáveis, nada mais justo do que se atentar também à alimentação. Nesse sentido, vale incluir na dieta alimentos ricos em vitaminas B e vitamina A, que são encontradas em diversas frutas e legumes, como banana, cenoura e couve-flor, e que contribuem para o bom funcionamento do nosso aparelho ocular.

6. Use óculos escuros o ano todo.

Os raios UV podem ser extremamente nocivos aos olhos. Por isso, o uso de óculos de sol de boa qualidade é extremamente indicado, não só no verão, mas em todas as estações do ano.

7. Durma bem, faça exercícios!

Não fique sem dormir! Isso, além de te deixar cansado, também pode prejudicar o desempenho dos seus olhos no dia a dia. Exercício físico também é superimportante. Sempre que possível, caminhe – ou corra – ao ar livre e aproveite o momento para apreciar a paisagem. Seus olhos agradecerão!

8 – Limpe bem seus óculos.

Lentes embaçadas também prejudicam o bom funcionamento dos olhos. Isso porque, para compensar a visão turva causada pelo embaçamento das lentes, a gente acaba forçando a vista. Isso, repetidas vezes, pode causar fadiga visual e levar a dores de cabeça no final do dia. Fique atento e higienize seus óculos corretamente e com produtos adequados.

Limpe bem e adequadamente suas lentes.

Write A Comment