Você sabia que o ideal é ir, pelo menos, uma vez por ano ao oftalmologista? Mesmo quem não tem um problema de vista aparente, precisa manter essa regularidade, pois, segundo os especialistas, esse cuidado pode prevenir uma série de doenças oculares, entre elas a conjuntivite.
As preocupações em manter o corpo saudável fazem parte da rotina de grande parte da população. E, o mesmo cuidado que temos com o físico, também precisamos ter com os nossos olhos.
E você sabe quais seriam esses cuidados? Aqui no nosso blog listamos OITO DICAS para quem deseja cuidar melhor dos olhos no dia a dia. Além dessas, é importante lembrar que, na visita ao oftalmologista, o profissional fará testes e exames oftalmológicos importantes para a correta avaliação da sua saúde ocular.
Testes e exames oftalmológicos
Em linhas gerais, todos nós precisamos testar nossa visão para verificar se há algum tipo de problema com os nossos olhos. Normalmente, a primeira ida ao oftalmologista acontece ainda na infância. “Lembro da minha primeira consulta! Eu tinha uns cinco anos e estava começando a ser alfabetizada. Como eu tinha muita dificuldade para enxergar o quadro, a professora recomendou aos meus pais que me levassem ao oftalmologista”, conta Raquel Magalhães, jornalista, hoje com 44 anos e 8,5 graus de miopia.
Fazer exames completos que incluem a dilatação dos olhos faz parte da maioria dos protocolos clínicos oftalmológicos pois muitas doenças só são diagnosticadas com a pupila dilatada. Os exames são a única forma de detectar essas doenças em seus estágios iniciais, quando são mais fáceis de tratar.
A ida ao oftalmologista pode incluir vários testes:
- Um teste de campo visual para medir sua visão lateral (periférica). A perda da visão periférica pode ser um sinal de glaucoma.
- Um teste de acuidade visual, onde você lê um gráfico ocular a cerca de 6 metros de distância, para verificar o quão bem você enxerga há várias distâncias
- Tonometria, que mede a pressão interna do olho. Ajuda a detectar o glaucoma.
- Dilatação com o uso de colírios que aumentam as pupilas. Isso permite que mais luz entre no olho. Seu oftalmologista examina seus olhos usando uma lente de aumento especial. Isso fornece uma visão clara de tecidos importantes na parte posterior do olho, incluindo a retina , a mácula e o nervo óptico.
Se você tiver um erro de refração – que é quando a luz não chega com nitidez à retina – e precisar de óculos ou lentes de contato, também fará um teste de refração para saber se você tem algum problema tipo miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Ao fazer este teste, você olhará através de um dispositivo que tem lentes de diferentes intensidades para ajudar seu oftalmologista a descobrir quais lentes proporcionarão uma visão mais nítida.
Com que idade você deve começar a fazer esses exames e a frequência com que precisa deles depende de muitos fatores. Eles incluem sua idade, raça e saúde geral. Afro-americanos, por exemplo, correm um risco maior de ter glaucoma e precisaram começar a fazer os exames mais cedo. Quem tem diabetes, deve fazer um exame todos os anos.
Por isso, não deixe de conversar com o seu médico para saber quais exames são indicados e quando você deve fazê-los.
1 Comment
Pingback: 14 CUIDADOS QUE TODO MUNDO TEM QUE TER COM OS OLHOS - Blog Ótica