Você é daqueles que estão sempre com as mãos nos olhos? Dorme com maquiagem? E usa colírios sem prescrição médica? Pois saiba que, apesar de parecem inofensivos, esses hábitos podem causar sérios problemas aos olhos!

Listamos, abaixo, 14 cuidados que todos nós devemos ter com os olhos. Confira!

1 – Higienização dos olhos

Lavar os olhos é tão importante quanto escovar os dentes! Por isso, pelo menos uma vez ao dia, devemos separar um tempinho para realizar a higiene da região ocular (pálpebras, cílios e os cantos). Ao realizar essa limpeza, estaremos removendo toda impureza e secreções e, consequentemente, evitar coceiras que possam provocar irritações ou até mesmo uma possível conjuntivite.

2 – Evite esfregar os olhos

Esfregar os olhos pode danificar a córnea. Cuidado!

Esfregar os olhos com frequência pode resultar em vários problemas oculares, como o ceratocone e descolamento de retina. A região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente e causar vermelhidão. Além disso, a pressão ao coçar pode provar lesões, danificar a córnea e até doenças mais graves. Sem contar que a nossas mãos acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos, levando a problemas como a conjuntivite.

3 – Usar óculos de sol

Engana-se quem ainda pensa que os óculos escuros são apenas um acessório de moda. Eles são fundamentais tanto em dias ensolarados como nublados, pois protegem os nossos olhos de radiação solar, evitando assim que desenvolvamos doenças causadas por raios ultravioletas (UVA e UVB).

4 – Não durma de maquiagem

Nunca é demais lembrar: não durma de maquiagem!!! Isso prejudica também os seus olhos!

Dormir de maquiagem não faz mal só para a pele, mas também para os olhos. Por isso, deixe de preguiça e limpe o rosto e os olhos corretamente. O acúmulo de substâncias na região na região ocular pode irritar e gerar até inflamações. Os médicos recomendam também que não se deve compartilhar maquiagem, pois algumas infeções podem ser transmitidas nesse compartilhamento. E dê preferência às marcas regulamentadas pelos órgãos de saúde do Brasil, como a ANVISA e conferir se os produtos são dermatologicamente testados. E não esqueça de limpar os pinceis com regularidade, ok?

5 – Colírio? Só com indicação médica!

Colírios e lubrificantes são medicamentos, por isso devem ser usados apenas com indicação e orientação médica, combinado?

6 – Lembre-se de piscar!

Às vezes estamos tão concentrados em alguma coisa, como mexendo no computador ou celular, que esquecemos de piscar com mais frequência. Essa prática de piscar mais vezes é muito importante para a lubrificação/hidratação da nossa córnea e, consequentemente, evita o ressecamento dos nossos olhos, coceiras, irritações e ajuda a relaxar os olhos. Além disso, auxilia no combate da chamada síndrome da visão de computador.

7 – Olhar para longe

Passa muito tempo olhando para a tela do computador? A cada uma hora, é importante olhar pontos fixos, distantes,, para descansar a vista.

Além de piscar com frequência, outro ponto também muito importante é de olhar para um ponto fixo bem longe durante alguns minutos. Essa técnica ajuda no relaxamento da visão e a prevenir dores de cabeça. É bastante indicada para aquelas pessoas que trabalham na frente do computador por muito tempo. Esse exercício deve ser feito 1 vez a cada hora e consiste em parar, olhar para longe e focar um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 40 m de distância. 

8 – Evite os doces

Açúcar em excesso causa problemas em todo corpo e isso inclui os olhos. O excesso de glicose no sangue pode gerar sérios problemas à visão, como a retinopatia diabética. Uma doença silenciosa, e que se não tratado corretamente e de maneira precoce, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira reversível.

9 – Usa lentes de contato? Cuidado com elas.

Sempre quando for colocar suas lentes de contato, antes e depois, é importante higienizar suas mãos, pois elas acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos. Além disso, devemos também fazer a higienização das lentes de contato e do estojo com produtos específicos que são indicados pelo oftalmologista. Outro ponto muito importante é o descarte, a substituição deve ser feita sempre de acordo com o prazo de validade. Leia mais sobre lentes de contato aqui no nosso blog.

10 – Não use óculos de grau de outra pessoa

Os óculos de grau são de uso individual. Ou seja, emprestar é algo completamente errado, pois cada pessoa necessita da sua própria medida, conforme prescrição de um oftalmologista. Além disso, quando usamos um grau que não seja o indicado para nossa visão, isso acabará causando dores nos olhos e de cabeça ou tonturas.

11 – Tenha uma boa alimentação

Alimentos como as folhas verdes são ricos em vitaminas benéficas à saúde ocular

Precisamos ter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em vitaminas A, C e D e zinco, presentes em alimentos como cenoura, laranja, verduras verde-escuras e ovos. Assim como os peixes que também são ótimas opções, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6, que ajudam a preservarem os vasos sanguíneos que irrigam a retina. Esses são alguns alimentos que são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como síndrome do olho seco, glaucoma e degeneração macular.

12 – Durma bem

Ter uma boa qualidade de sono é muito importante para a hidratação e descanso dos nossos olhos. O ideal e recomendado é ter de 7 a 8 horas de sono e assim evitar problemas como olhos secos ou vermelhidão. Além disso, é importante para um bom equilíbrio mental e corporal.

13 – Visite seu oftalmologista

Não espere ter um problema para marcar uma consulta. Visitas periódicas – uma vez ao ano, pelo menos – são importantes para garantires a saúde dos olhos sempre em dia! Leia mais sobre a importância das consultas ao oftalmologista aqui.

14 – Higienização correta de lentes e armações

Os shampoos Extra Clean são os indicados para limpar e higienizar lentes e armações

Ainda usa detergente e sabonetes para limpar suas lentes e armações? Pare já! Além de não limparem corretamente, esses produtos abrasivos podem comprometer a durabilidade dos seus óculos. E óculos sujo pode ser porta de entrada de germes e bactérias causadoras de problemas oculares! Então, capriche na limpeza! A SOFT99 Ótica é a única marca, no Brasil, que tem produtos específicos para esse tipo de cuidado. Com PH neutro e ações germicida e bactericida, eles são limpam e não estragam nem lentes nem as armações!

Gostou dessas dicas?

Conta pra gente!

Write A Comment