Uma enxaqueca ocular é uma condição rara caracterizada por perda temporária da visão ou mesmo cegueira temporária de um dos olhos. As enxaquecas oculares são causadas por redução do fluxo sanguíneo ou espasmos dos vasos sanguíneos na retina ou atrás do olho.

Em uma enxaqueca ocular, a visão do olho afetado geralmente retorna ao normal em uma hora. A enxaqueca ocular pode ser indolor ou pode ocorrer junto com (ou após) uma enxaqueca.

Infelizmente, o termo “enxaqueca ocular” é freqüentemente usado para descrever uma condição muito mais comum (e inofensiva) – chamada de enxaqueca visual ou aura de enxaqueca – caracterizada por distúrbios visuais temporários que geralmente desaparecem em 30 minutos.

Ao contrário da enxaqueca ocular, uma enxaqueca visual geralmente afeta os dois olhos.

Agora vamos dar uma olhada mais de perto nas enxaquecas oculares e nas enxaquecas visuais:

O que causa enxaquecas oculares e visuais?

Acredita-se que a enxaqueca ocular tenha as mesmas causas que a enxaqueca.

A enxaqueca tem uma base genética e alguns estudos afirmam que até 70% das pessoas que sofrem do distúrbio têm um histórico familiar de enxaqueca.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as dores de cabeça da enxaqueca parecem ser desencadeadas pela ativação de um mecanismo profundo no cérebro, que libera substâncias inflamatórias ao redor dos nervos e dos vasos sanguíneos da cabeça e do cérebro.

Estudos de imagem revelaram mudanças no fluxo sanguíneo para o cérebro durante enxaquecas oculares e auras de enxaqueca. Mas por que isso acontece e o que causa a resolução espontânea das enxaquecas oculares e visuais permanecem desconhecidos.

Os “gatilhos” comuns de enxaqueca que podem causar um ataque de enxaqueca (incluindo enxaqueca ocular e visual) incluem certos alimentos, como queijos envelhecidos, bebidas com cafeína, vinho tinto, carnes defumadas e chocolate.

Os aditivos alimentares, como o glutamato monossódico (MSG) e os adoçantes artificiais também podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas.

Outros potenciais desencadeadores da enxaqueca incluem fumaça de cigarro, perfumes e outros odores fortes, luzes fortes ou bruxuleantes, falta de sono e estresse emocional.

Tratamento e prevenção

Como já foi observado, os distúrbios visuais causados ​​por enxaquecas oculares e enxaquecas visuais geralmente desaparecem dentro de uma hora ou menos sem tratamento.

Se você estiver realizando tarefas que requerem visão clara, quando ocorrer uma enxaqueca ocular ou enxaqueca visual, pare o que estiver fazendo e relaxe até que sua visão volte ao normal.

Se você estiver dirigindo, estacione no acostamento e espere que os distúrbios de visão passem completamente.

Se você tiver distúrbios visuais acompanhados de enxaqueca, consulte seu médico de família ou um neurologista para avaliar seus episódios de enxaqueca.

O seu médico pode aconselhá-lo sobre os medicamentos mais recentes para o tratamento da enxaqueca, incluindo medicamentos concebidos para prevenir ataques futuros.

Também é uma boa ideia manter um diário de sua dieta e atividades antes dos episódios de enxaqueca ocular ou de aura de enxaqueca para ver se você consegue identificar possíveis gatilhos que podem ser evitados no futuro.

Se suas enxaquecas oculares ou auras de enxaqueca (enxaquecas visuais) parecem estar relacionadas ao estresse, você pode reduzir a frequência de seus ataques de enxaqueca sem medicamentos simplesmente:

Comer refeições saudáveis ​​em uma base regular

Evitando os gatilhos comuns da enxaqueca

Dormir bem

Tentando destruir o estresse, como ioga e massagem

Escrever Um Comentário