Se você costuma cerrar os olhos em dias muito iluminados, atenção. Você pode sofrer de fotofobia.

A fotofobia, também conhecida como sensibilidade à luz, é uma condição visual que faz com que a pessoa reaja quando seus olhos estão expostos à claridade.  Mas por que isso acontece?

Segundo os especialistas, a sensibilidade à luz, além de uma condição natural da pessoa, pode ser desenvolvida como consequência ou sintoma de outras doenças oculares, como, por exemplo, conjuntivite, glaucoma, descolamento de retina, úlcera da córnea, doenças congênitas da retina, dentre outros fatores.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ser mais sensíveis à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade quando expostas em ambientes muito claros.

Quem tem enxaqueca costuma ter fotofobia nos momentos de crise aguda de dores.

Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca. Essas fortes dores temporárias de cabeça também podem ocasionar na pessoa esse tipo de desconforto. Por isso é muito comum que pessoas com enxaqueca prefiram ficar quietinhas em ambientes com pouca ou nenhuma claridade.

A fotofobia também pode acometer em pessoas de olhos de cores claras, como azul e verde. Nesses casos, o problema acontece, pois, as camadas dos olhos de tons claros, absorvem menos luz que os de cores comuns.

Olhos claros tendem a ser mais sensíveis à luz porque naturalmente absorvem menos luz.

Fotofobia x doença ocular

Em geral, a fotofobia não causa nenhuma enfermidade visual, mas, é sempre bom um acompanhamento periódico.

Justamente por não ser considerada uma doença, não há, necessariamente, um tratamento para “curar” pacientes que têm fotofobia.

O que fazer então?

O uso de bonés e óculos escuros em locais de luminosidade muito intensa são as melhores soluções.

Você tem sensibilidade à luz ou já teve em algum momento da sua vida?

Conta para gente?

Precisa de produtos para higienizar suas lentes e armações? Acesse nossa loja!

Write A Comment