Já reparou como alguns carros que circulam por aí têm aparência “desbotada”? Às vezes o carro é até novo, mas, por causa desse visual “sem vida”, eles aparentam ser mais antigos. E por que isso acontece?

O principal motivo é a falta de proteção sobre a pintura. Carros sem proteção ficam expostos às intempéries, principalmente às ações dos raios solares, que é o principal fator de risco. “Logo, se forem automóveis que passam a maior parte do tempo estacionados na rua ou em garagens sem cobertura, a pintura se deteriorará ainda mais rapidamente”, avisa o técnico nacional da Soft99, Bruno Macedo.

Veículos que passam muito tempo estacioanados ao ar livre sofrem mais os efeitos das intempéries.

Bruno explica que, tecnicamente, a pintura do carro é dividida em quatro camadas: metálica, prime, tinta e verniz. A camada do verniz é a que vemos e é ela que se deteriora. Contudo, se a deterioração não for contida, as outras camadas também sofrerão as consequências, deixando a aparência do carro ainda pior.

Existe uma cor de carro que desbota mais facilmente?

Sim. E a regra para saber qual cor desbota mais é simples: quanto mais a cor absorver os raios ultravioleta e infravermelho, maiores as chances de acontecer o desbotamento na pintura. Nesse sentido, em linhas gerais, carros escuros, e que não receberam nenhum tipo de proteção, tendem a perder a vivacidade de suas cores muito mais rapidamente que os carros claros expostos às mesmas condições.

Carros claros tendem a desbotar menos que carros escuros.

Isso acontece porque a cor branca, por exemplo, reflete os raios ultravioleta. Diferente da cor preta, que tem uma alta taxa de absorção de raios ultravioleta e infravermelho. Isso faz a temperatura da superfície do veículo subir, facilitando, com isso, a deterioração da pintura do carro preto.

O que fazer para evitar?

Existem medidas que amenizam os efeitos, tais como estacionar sempre em locais cobertos e enxugar bem o carro depois que ele tiver sido molhado. Essas medidas são válidas, mas, além disso, é importante que seja aplicado sobre o veículo produtos que ofereçam algum tipo a mais de proteção.

Todas as ceras da SOFT99, por exemplo, garantem ao carro proteção contra a ação dos raios UV. Além disso, por conta do efeito repelente, elas ajudam a evitar o acúmulo de água sobre a superfície automotiva.

Usar uma cera com proteção, para Bruno Macedo, é o mínimo que o dono do veículo deve fazer. “Carro é um patrimônio. Tem dinheiro investido ali. E carro desbotado perde sim valor de mercado. E ninguém quer isso”, sinaliza o técnico.

Existe proteção além da cera?

Opa! Existe sim. São as vitrificações automotivas. Essas devem ser feitas por profissionais capacitados, pois exigem conhecimento e produtos técnicos mais elaborados.

A vitrificação protege a cor da pintura do veículo por muito mais tempo.

A camada vítrea é uma camada do tipo “dura”, aplicada sobre a superfície mais aparente do carro, que atuará como um bloqueador de altíssima resistência que, além de proteger o carro, manterá sua cor, seu brilho e facilitará na hora da limpeza.

A G´zox, linha de vitrificadores profissionais do grupo Soft99, tem sido considerada a melhor do mundo nesse sentido. Para encontrar um detailer credenciado pela marca é só acessar nosso site.

Em resumo então:

As principais causas do desbotamento do seu carro:

1 – Incidência de raios UV.

2 – Manchas de água.

3 – Fuligem.

4 – Excrementos de pássaros.

Para evitar o desbotamento do veículo é necessário:

1 – Aplicar produtos de qualidade com proteção UV.

2 – Secar bem o carro depois que ele for molhado seja pela chuva ou pela mangueira na hora da lavagem.

3 – Evitar deixá-lo na rua à mercê da ação do tempo.

4 – Investir numa boa vitrificação.

Ah, e carros escuros desbotam mais que carros claros.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal cuidar melhor do seu carro, hein?

Escrever Um Comentário