Recentemente fizemos uma pesquisa em nossos Instagram e descobrimos que mais de 60% dos nossos seguidores costumam lavar os seus carros em casa mesmo! Ou seja, tem muita gente colocando a mão na massa, ou melhor, na água, na hora de deixar o veículo limpo!

Mas será que todo mundo sabe, exatamente, como lavar um carro? Será que é só ligar a mangueira, pegar um detergente, uma bucha e sair esfregando todas as partes até que fiquem limpas? Pois é. Apesar de parecer simples, lavar um carro corretamente exige alguns cuidados.

Quer aprender? Preparamos cinco dicas para você!

1 – Antes de tudo, o carro precisa estar frio.

Na hora de preparar o automóvel para receber os cuidados da lavagem em casa, é importante garantir que ele esteja frio, ou seja, que ele não estava sob o sol. Se for o caso, deixe-o esfriar antes de começar os trabalhos, ok?

2 – Retire os acessórios.

Sabe aquele relógio à prova d´água que você não tira nem para tomar banho? Pois é. Para lavar o carro o recomendado é deixá-lo longe do pulso. Aliás, ele e outros acessórios que possam, sem querer, provocar riscos sobre o veículo, como anéis, pulseiras e cintos.


3 – Pré-lavagem antes da lavagem.

Antes de pegar os baldes e sair jogando água para tudo que é lado, o técnico nacional da SOFT99, Bruno Macedo, orienta que seja feita uma pré-lavagem do automóvel. “Nessa etapa, priorize rodas, pneus, capa de roda e caixa de ar. Esse cuidado é para evitar que a sujeira dessas partes respingue para a superfície superior”, ensina Bruno.

Ainda na pré-lavagem, deve-se retirar a poeira, areia e a sujeira mais grossa com água e sabão automotivo, mas ainda sem entrar com a esfregação.

4 – Hora de esfregar. Mas não muito!

Importante frisar que atrito em excesso, com produtos, panos e esponjas não adequados, podem causar riscos no carro. Por isso, muita calma nessa hora!

Primeiramente, escolha bons produtos automotivos para essas finalidades. A SOFT99 e a FSE Concept of Detail têm shampoos automotivos, toalhas de microfibra e luvas de lavagem ideais, testadas e aprovadas pelos melhores profissionais do meio.

E aí sim, hora de preparar o balde com o shampoo automotivo escolhido e começar a lavagem! Comece pela parte de cima e siga a seguinte ordem: teto, vidros e colunas de portas, capô e porta-malas e laterais até o friso.

Dica técnica: a parte que fica abaixo do friso, acumula mais sujeira, por isso, é melhor que seja feita separada, para evitar que microrriscos sejam gerados sobre o verniz.

5 – Cuidados na hora de secar.

Após a lavagem, é importante uma atenção especial à secagem do veículo. Com panos de microfibra adequados, comece de cima para baixo, passando sem forçar.

Prontinho!

Seguindo esses passos, você garantirá uma lavagem de alto nível!

“Mas e as partes internas? Como é que faço para limpá-las?”

Aguarde, pois esse será tema do nosso próximo post!

Quer saber mais sobre lavagem automotiva?

Confira esse vídeo que temos em nosso canal:

Escrever Um Comentário