Qual a diferença e em que momento recorrer a esses procedimentos?
Polimento, cristalização ou espelhamento? Quais as diferenças entre esses procedimentos? Você sabe? Bom, na prática, as diferenças são poucas, pois cristalização e espelhamento nada mais são que polimentos. Entendeu? Ou ficou confuso? Calma que a gente explica.
Primeiramente é importante entender que o objetivo dos três, em linhas gerais, é tornar o carro mais brilhante. E de que forma? Trabalhando sobre o verniz, a última camada das três – base, tinta e verniz – que compõe a superfície do veículo, antes da lataria. “Brilho é reflexo de luz. Nesse sentido, quanto mais lisa e uniforme é uma superfície, mais brilho teremos”, explica o diretor administrativo da Soft99 Brasil, Sérgio Yoshinaga que, há mais de 20 ano trabalha no ramo automotivo.
Ele conta que o espelhamento automotivo é prática que começou a ser difundida aqui no Brasil na década de 90 e é considerada a precursora dos procedimentos de polimento. “Naquela época, as pinturas dos carros eram ‘cascudas’, se vistas mais de perto, se assemelhavam a uma ‘casca de laranja’. Modelos tipo Monza e Santana, lançados naquela época, ficavam feios muito rápido”, conta Sérgio.
A solução que amenizou esse aspecto e devolveu um pouco da beleza desses automóveis veio da empresa 3M que, na época, lançou o “espelhamento de pintura”. “As camadas de verniz dos carros eram mais espessas e era preciso lixar bem as superfícies”, lembra Sérgio.
A cristalização veio na esteira do espelhamento e é, basicamente, a mesma coisa. As diferenças, entre os dois procedimentos, são os produtos escolhidos pelos profissionais estéticos. Mas, no fim, têm o mesmo objetivo, que é o de nivelar a superfície do carro para que, dessa forma, ele reflita mais a luz.
O polimento, de fato, com uso de produtos específicos como os compostos polidores da Soft99, é a etapa que vem logo depois, em ambas as situações. Normalmente é feito em três etapas. Na primeira, são retirados os riscos deixados pela lixa. Na sequência, o foco é retirar as marcas deixadas na primeira etapa pelo movimento circular da politriz (máquina de polimento). Essas marcas, chamadas de hologramas, são o foco nessa segunda etapa do processo. Por fim, vem a terceira etapa, o lustro final, que dá o acabamento fino a todo trabalho.
Espelhamento e/ou cristalização são procedimentos recomendados hoje em dia para carros repintados, ou seja, que já passaram por funilaria. Podem ser feitos apenas em partes do carro ou nele todo. Já o polimento, pode ser feito em veículos novos, com pintura de fábrica.
Importante destacar que todas essas etapas devem ser feitas por profissionais qualificados, pois elas exigem manuseio de produtos e equipamentos bem específicos. Por isso, tão – ou mais até – importante que decidir dar aquele trato no carro, é escolher bem quem vai cuidar do seu veículo.