Fato: carros expostos ao sol por muito tempo estão sujeitos a mais desgastes. E isso inclui não só a pintura, mas também as partes plásticas internas e externas do veículo.

Talvez algumas pessoas não saibam, mas retrovisores, partes do para-choque, grades (traseira e dianteira), molduras em volta do para-lama, painéis, forros e partes internas do porta-malas saem das fábricas automobilísticas com proteção UVA e UVB.

Acontece que só essa proteção não é suficiente para garantir a durabilidade dessas partes. “A incidência do sol ocasiona ressecamento e elas podem ficar frágeis e até quebrarem com o tempo”, alerta o diretor administrativo e financeiro da Soft99 Brasil, Sérgio Yoshinaga.

Aquela aparência “esbranquiçada” que o plástico pode apresentar com o passar do tempo acontece justamente por causa dos efeitos do sol sobre ele. Mas e a proteção UVA e UVB? Ela não deveria “controlar” isso? Por um tempo sim. Porém plástico não é um tecido “vivo”, ou seja, diferente da pele humana, ele não se regenera. Por isso, ainda que exista essa proteção de fábrica, se não forem feitas manutenções para garantir a hidratação dessas áreas plásticas, a tendência é que elas percam o brilho, a beleza e a durabilidade sim.

Partes plásticas do carro não pintadas exigem cuidados. Fique atento.

O que fazer então?

Para manter a durabilidade dessas partes por mais tempo, é importante investir em produtos de qualidade que promovam a hidratação sem que haja comprometimento das peças. Há produtos de diversos preços no mercado, contudo nem todos serão tão eficientes.

Alguns produtos, por exemplo, podem deixar o carro com aspecto ensebado e propenso a “receber” mais sujeira sobre ele. Por isso, na hora de escolher, vale à pena conferir o rótulo, saber do que aquele produto é feito e a procedência.

Outro erro bem comum é passar álcool ou produtos à base de álcool nessas partes para “desinfetá-las”. “O álcool resseca. Se não for usado um produto, na sequência, para hidratar, essa área pode ficar comprometida a curto prazo”, avisa Sérgio.

Em se tratando de estética automotiva, o ideal mesmo é sempre utilizar produtos específicos para essa finalidade. Na SOFT99, por exemplo, você encontra o LEATHER & TIRE WAX e o DIGLOSS que, além de hidratar ainda garantem uma película protetora que dificulta o acúmulo de sujeira sobre as superfícies do carro.

Escrever Um Comentário