Responda rápido: além de um bom shampoo e uma boa cera, qual outro produto de qualidade não pode ficar de fora na hora de dar aquele trato no carro? Acertou quem pensou nas toalhas de microfibra. Elas estão presentes em praticamente todas as etapas de limpeza e enceramento do veículo e podem fazer a diferença, principalmente, na hora da finalização dos processos de cuidados automotivos.

As toalhas são, sem dúvidas, ferramentas essenciais para quem aprecia cuidar do próprio carro. E engana-se quem pensa que pode usar qualquer pano que se tenha em casa para essa tarefa. É que nem todos os tecidos são indicados para os cuidados com o carro da família. “Se for um tecido para dar lustro ao automóvel, por exemplo, é importante que ele tenha fios macios. Caso contrário, poderá riscar toda a superfícies, provocando resultado nada agradável”, alerta Leandro Terabe, técnico nacional da empresa japonesa Soft99.

Outro motivo pelo qual é importante separar as toalhas de uso automotivo das demais é que os tipos de produtos utilizados em casa e nos carros são diferentes e um restinho de produto um pouco mais abrasivo – comum nas faxinas de casa, por exemplo – que permaneça no pano pode comprometer o resultado final sobre o carro.

O ideal, segundo Terabe, é ter, pelo menos, três tipos diferentes de toalhas para uso exclusivo nos carros. “Uma para secar, outra para retirar a cera e a terceira, própria para dar o acabamento final”, explica. Em lavagens a seco, é possível usar uma única toalha, como a Super Cloth, da Soft99, em todo o processo. Confira, abaixo, mais dicas!

Seis dicas de como usar a microfibra corretamente:

A Soft99 tem uma linha de toalhas específicas para usar na lavagem, secagem e lustro do seu carro.

1º – Escolha corretamente o tipo de microfribra que vai usar de acordo com a ação que vai desenvolver. Exemplo: para limpar, é melhor optar por uma microfibra cuja tecnologia evite microrriscos, como a Hybrid Cloth. Já para secar, opte por uma toalha de alta absorção, como a Super Cloth.

2º – Não coloque muita força ao usar o pano. O segredo não está na força, está no jeito. Se colocar força demais, poderá riscar o carro.

3º – Para a remoção da sujeira, faça movimentos retos. Não fique esfregando, fazendo “vai e vens” pela lataria do veículo.

4º – O ideal é que você tenha vários panos, um para cada função.

5º – Use todos os lados da microfibra durante o processo de limpeza e/ou lustro.

6º – Na hora de lavar a microfibra, não use água quente nem amaciante, pois isso compromete a vida útil do tecido. Seque-as à sombra.

Escrever Um Comentário