Quando saem da fábrica, eles são incríveis, porém, se não forem bem tratados, os bancos de couro dos carros podem ressecar e exibir aquele aspecto ‘craquelado’, transformando o que era bonito e charmoso em algo feio e que revela mau cuidado dos donos.

Os principais fatores que comprometem a durabilidade do couro são o sol, a sujeira e produtos químicos e álcool. Por isso, apesar da praticidade, não é recomendado passar sobre eles aqueles lencinhos umedecidos de limpeza que contém essas substâncias em sua formulação. Se o couro for do tipo clarinho, vale também ficar atento à tinta de calças jeans, pois ela também costuma transferir para a superfície, deixando-a manchada.

Bancos de couro mais claros podem ficar manchados com a tinta da calça jeans. É preciso cuidado.

Para garantir que o seu carro continue ostentando a beleza do couro, é preciso investir em uma boa limpeza e hidratação com produtos adequados. Conforme explica um dos diretores da Soft99, Sérgio Yoshinaga, o melhor mesmo é tratar as partes de couro do seu carro em empresas especializadas, mas, tendo os devidos cuidados, é sim possível fazer essa manutenção em casa.

Como cuidar do couro em casa:

1 – O primeiro passo para cuidar das partes de couro do carro é uma boa limpeza. Use sabão neutro em uma esponja macia para esfregar levemente e em seguida toalhas de microfibra umedecidas em água limpa para remover o sabão e a sujeira. Nunca deixe resíduos de sabão sobre a superfície, pois eles podem ressecar o couro.

2 – Ainda na hora da limpeza, opte por esponjas não agressivas. Uma dica é usar esponjas de melamina, encontradas, facilmente, em supermercados, mas tome cuidado para não esfregar demais e não “esfolar” a pintura aplicada sobre o couro.

*Jamais utilize esponjas do tipo “Scotch Brite” que podem causar arranhões irreversíveis ao couro.

3 – Depois da limpeza é hora de hidratar. O couro precisa receber produtos que contenham, em sua composição, ingredientes hidratantes. O LEATHER SEAT, por exemplo, além de limpar é rico em vitamina E, que ajuda muito a manter o couro sempre hidratado. Em nosso canal no YouTube temos vídeo demonstrativo desse produto.

A Soft99 tem produto específico para limpeza das partes de couro do carro, é o Leather Seat

4 – Bancos à base de materiais sintéticos, em linhas gerais, podem seguir os mesmos cuidados dos bancos de couro.

5 – Não são indicados produtos à base de silicone que deixam o couro liso e engordurado facilitando a aderência de sujeiras e poluentes.

Atenção!

Pela lei, não é permitido chamar de “couro” qualquer coisa que não seja de origem animal, mesmo que ele tenha a aparência e textura esperados de um revestimento de couro. Se alguém tentar vender algo com o preceito de ser um couro alternativo, então redobre a atenção.

Importante destacar também que existem normas de segurança internacionais para uso de produtos hidratantes sob bancos de carro. Bancos “lisos” demais representam perigo ao condutor que, numa situação de risco, pode escorregar e se machucar.

Agora que você já conhece essas dicas, vai ficar bem mais fácil cuidar dos bancos de couro, não é mesmo? Dessa forma, você mantém seu carro bem cuidado por mais tempo!

Escrever Um Comentário