Na hora de lavar o carro, basta um detergente qualquer para tirar o “grosso”, certo? Errado!!!
Primeiro porque há contaminações que não saem com um sabão normal. Segundo porque, dependendo do nível de sujeira que o veículo estiver, só um “sabãozinho” passado por cima não trará resultado e, pior, poderá gerar microrriscos sobre a lataria. Terceiro, carro sujo ou mal lavado não tem ancoragem adequada para aplicação de outros produtos, como ceras e selantes.
O que fazer então?
Antes de tudo, importante optar por produtos que não vão comprometer tratamentos especiais que, eventualmente, você tenha feito no seu carro. “Uma vitrificação, por exemplo, é um tipo de tratamento que poderá ficar bastante comprometida, dependendo do modo e do produto que a pessoa usar para fazer a lavagem”, alerta Bruno Macedo, técnico nacional da SOFT99.
Existem no mercado diversas marcas de lava-autos. Na hora de escolher, além de levar em conta se seu veículo é ou não vitrificado, também é importante considerar a qualidade dos ingredientes, a tecnologia por trás do produto e sua real eficiência.
Se a intenção, por exemplo, for descontaminar a superfície do veículo, retirando dela ceras antigas, sujeiras mais pesadas, resíduos de compostos polidores, manchas de água e amarelados, por exemplo, deve-se optar por produtos mais abrasivos. Esse tipo de lavagem é recomenda quando se quer aplicar uma cera ou selante após a lavagem, pois o novo produto aderirá melhor em uma superfície livre de resquícios de produtos antigos. Agora se for uma apenas uma lavagem de manutenção, os produtos menos abrasivos são os mais indicados.
Em ambos os casos, contudo, o técnico da SOFT99 lembra que, no momento da lavagem, é importante que a superfície do veículo esteja fria e que o processo seja feito com ele à sombra.
Outros pontos a serem considerados na hora de lavar o carro:
– Nada de acessórios: tire pulseiras, relógios, anéis, cinto e tudo mais que possa, sem querer, riscar a superfície do carro.
– Comece pelas rodas, pneus, capas de roda e caixa de ar: essas são as primeiras partes a serem limpas, pois evita que a sujeira respingue para a superfícies superior.
– Prepare o balde com o shampoo (se ele for do tipo que necessita diluição) e a água, depois faça a lavagem com pano de microfibra ou esponja adequados.
– Na parte superior do carro, procure seguir a seguinte ordem: teto, vidros e colunas de portas, capô e porta-malas, laterais até o friso.
– Seque corretamente. Escolha uma boa microfibra de secagem e passe sobre o veículo, de cima para baixo, sem forçar.
Agora que você já aprendeu que existe sim diferença entre os lava-autos disponíveis no mercado, que tal escolher o que melhor se adequa às necessidades do seu carro?
Temos algumas sugestões… clique na imagem e confira! 😉
Quer aprender a lavar um carro corretamente? Confira vídeo em nosso canal!