As motos têm ganhado cada vez mais as ruas e têm representado economia de tempo e de dinheiro para os seus usuários. Dados publicados na revista Auto Esporte de julho de 2022 apontam que houve um aumento de 23,07% na procura por motos no Brasil. Sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, a verdade é que esses veículos de duas rodas têm conquistado, cada vez mais, o coração dos condutores brasileiros.
Contudo, apesar da popularidade e das facilidades na hora de adquirir uma moto, dirigi-la exige, além da Carteira de Habilitação, cuidados específicos como equipamentos de segurança adequados e uma postura um pouco mais defensiva na condução, pois qualquer deslize ou falta de cuidado – como o uso de um bom capacete, por exemplo – pode ser fatal.
Esses cuidados, até óbvios, no entanto, ao que tudo indica, não têm sido levados em consideração já que o aumento nos acidentes envolvendo motos coincide justamente com o aumento da frota. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com dados pré-pandemia, o Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito. São 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.
No intuito de contribuir para que a experiência do motociclista seja mais positiva e esses números caiam, listamos, abaixo, cinco coisas que todo condutor de moto precisa ter em mente. Confira:
1 – Proteja-se.
Use corretamente os equipamentos de segurança para se proteger de acidentes e das intempéries do dia a dia. Capacete, óculos, bota, jaqueta e luva, compõem o kit básico nesse sentido.
2 – Mantenha a distância.
A regra do manter a distância vale para todos, carros e motos. E ela é importante, já que permite um tempo mínimo de raciocínio para o condutor, caso o veículo ou moto à sua frente pare de forma inesperada.
3 – Ajuste o retrovisor e atenção ao ponto cego.
Ultrapassagem são ações perigosas que devem ser realizadas com o máximo de cuidado e segurança. Por isso, atenção ao ponto cego. Tenha a certeza de que o retrovisor está ajustado de maneira correta para que o seu campo de ponto cego seja o menor possível. Além disso, só faça essas manobras quando tiver certeza de que é seguro.
Dica extra SOFT99: mantenha retrovisores limpos e protegidos com produtos da linha GLACO. O GLACO ZERO, por exemplo, repele água a “zero”km, mantém os vidros cristalinos por mais tempo, facilitando a visão do motociclista, principalmente, em dias de chuva.
4 – Farol sempre ligado.
Por lei, todas as motos que circulam em via pública devem estar com o farol ligado, mesmo durante o dia. Além da multa pela infração causada, motos com faróis desligados podem atrair acidentes mais facilmente, já que sua presença pode ser despercebida.
Dica extra SOFT99: Não ande por aí com faróis amarelados. A principal consequência de um farol amarelado é a redução de visibilidade do motorista, pois o farol passa a iluminar menos, principalmente, à noite, além de atrapalhar o foco de luz, por conta dos insetos que estão grudados na lente. Para sanar esse tipo de problema, é importante realizar uma descontaminação.
5 – Manutenção e segurança.
Não economize, mantenha as manutenções da moto em dia. Invista também em bons produtos de manutenção para que, no dia a dia, você consiga manter os benefícios por mais tempo!
Dica SOFT99: Na hora dos cuidados com a moto, lembre-se também de dar uma atenção especial para o capacete. A viseira, por exemplo, pode ganhar uma película antiembaçante, basta aplicar o Spray Antiembaçante da SOFT99! 😉
Quer mais dicas sobre como cuidar da sua moto? Confira os vídeos que temos em nosso canal no YouTube.