Seu carro fica exposto às intempéries do dia a dia? Estacionado na rua, à mercê do sol, da chuva e demais mudanças climáticas? Saiba que uma das partes do seu veículo que mais ficam judiadas nessas condições são as plásticas. Por isso, investir numa boa proteção é essencial.
As partes plásticas não pintadas que ficam do lado externo do carro tendem a ficar esbranquiçadas e isso desvaloriza o veículo na hora de vendê-lo. E ninguém quer perder dinheiro nessas horas, certo?
A orientação do técnico nacional da SOFT99, Bruno Macedo, é para que, sempre que possível, os carros sejam guardados em locais cobertos, protegidos da ação do tempo. Mas, se isso não for possível, o ideal é que se invista em medidas protetivas que impeçam que o plástico fique com aspecto danificado.
Outra boa recomendação é lavar o carro com regularidade, já que fuligens, areia, poeira, maresia, entre outros fatores externos, também podem acelerar o processo de desgaste dessas partes plásticas fazendo com que elas oxidem e percam o seu brilho natural. “Se optar por lavar em casa, use produtos específicos para carros e motos e nunca use sabão em pó ou produtos de limpeza multiuso, pois eles podem tirar a proteção do carro, além de ressecarem plásticos e as borrachas do veículo”, orienta Bruno.
Outras recomendações:
– Prefira produtos não-oleosos, pois eles evitarão que a sujeira “grude” com mais frequência e facilidade.
– Use produtos com proteções UV´s.
– Mantenha o carro limpo e as lavagens em dia. Para carros do dia a dia, o ideal é lavá-los uma vez por semana, pelo menos.
– Para soluções protetivas de longo prazo, opte por uma vitrificação.
– Não use álcool, ele acelera ainda mais o processo de ressecamento do plástico.
Tem vídeo no nosso canal sobre esse tema. Que tal conferi-lo?
Quer saber o que usar nas partes plásticas INTERNAS do seu veículo? Leia o texto que temos aqui em nosso blog a respeito.