Sol, sal, cloro e filtro solar são bons companheiros durante as férias, concordam? Mas, em excesso, também podem causar problemas oculares, principalmente no verão. Por isso, é importante cuidar bem dos olhos para que eles não sejam prejudicados na estação mais quente do ano.

Este ano, o verão começa, oficialmente, em 21 de dezembro às 12h59 e vai até 20 de março de 2022. E as praias e as piscinas são os destinos preferidos para quem pode tirar uns dias de descanso durante este período. Importante, no entanto, ficar atento, porque durante estes próximos três meses, é comum ocorrer um aumento significativo das doenças oculares. Entre os fatores que causam esse aumento está a falta de cuidados específicos com os olhos.

Alergias e infecções são os principais problemas. Eles ocorrem, normalmente, por conta de águas contaminadas, excesso de cloro e filtros solares aplicados muito próximos aos olhos.

Por isso é importante ficar de olho, literalmente, nos cuidados preventivos. Listamos os quatro principais abaixo. Confira:

cuidados com os olhos no verão
Uma das recomendações dos especialistas para o verão: usar bons óculos escuros e, preferencialmente, que eles tenham lentes nas cores cinza, verde e marrom

1 – O uso de óculos escuros com proteção total contra os raios ultravioletas é essencial, pois eles garantem proteção, principalmente quando estamos expostos diretamente ao sol. Segundo os especialistas, lentes cinzas, verdes ou marrons costumam ser mais confortáveis, pois filtram até 90% da luz visível. Na hora de escolher o melhor modelo, importante também preferir aqueles que cobrem bem a região dos olhos.

2 – Algumas alergias podem acontecer por causa do uso do filtro solar aplicado muito próximo dos olhos. Quando for passar, fique atento para não deixar que o produto caia dentro dos olhos, pois eles podem gerar irritação. Caso isso aconteça, confira a recomendação do fabricante e siga as instruções. Se não for suficiente, procure ajuda profissional.

3 – Conjuntivites são comuns no verão. O calor aliado a aglomeração de pessoas, favorecem o contágio. Para se proteger, evite coçar os olhos, principalmente, se estiver com as mãos sujas. Também não é recomendado compartilhar toalhas, tenha sempre a sua ou, se preferir, use papeis descartáveis.

4 – Quem é adepto das lentes de contato, também precisa ficar bem atento, pois irritações podem ocasionar o aparecimento de inflamações da córnea e da conjuntiva. Mantenha os estojos de armazenamento de lentes sempre higienizados, mantenha um colírio específico para quem usa lentes de contato por perto para manter os olhos sempre hidratados e NÃO DURMA com elas dentro dos olhos.  Caso observe o olho vermelho, secreção e inchaço das pálpebras, faça compressas geladas e procure um Oftalmologista para diagnóstico e tratamento adequados.

Mantenha suas lentes de contato sempre higienizadas e lubrificadas. Atenção especial também aos estojos de armazenamento delas para evitar contaminações e, consequentemente, alergias.

No mais, mantenha seus óculos sempre higienizados! A dica aqui são os produtos da Soft99 Ótica, principalmente o Extra Clean, produto que higieniza e elimina germes e bactérias, sem comprometer a garantia de lentes e armações.

Write A Comment