O que Harry Potter, Clark Kent e Randall, personagem de Sterling K. Brown na série This is Us, têm em comum? Aparentemente nada, além do fato de serem homens, certo? Mas, um olhar mais atento, conseguirá notar mais uma semelhança entre eles: os óculos!

Marca registrada dos três protagonistas, o acessório faz mais do que “corrigir” problemas de visão dos personagens, eles são marcas registradas de cada um deles.

Com óculos, Clark Kent é o repórter do Planeta Diário; sem eles, é o homem mais forte do mundo!

E engana-se quem pensa que os óculos estão ali por acaso. Muito pelo contrário, foram pensados durante a composição de cada um deles por diretores atentos aos detalhes de cada integrante dos filmes. O Super Man é um caso clássico de construção a partir de um acessório como os óculos. Com eles, ele é o tímido e inteligente repórter do Planeta Diário. Sem eles, Clark vira o homem mais forte do mundo!

Matrix: a moda dos óculos escuros ganha força!

Por causa dessa “mágica” causada por um acessório, aparentemente, simples, os óculos usados por personagens nas telonas também ficam famosos, causando frisson na moda e sendo objeto de consumo de jovens em todo mundo. Quem não se lembra, por exemplo, do tipo usado por Neo (Keanu Revers) em Matrix? O modelo de sol usado por ele ficou tão popular que, até hoje, se digitarmos nos sites de busca as palavras “neo matrix óculos” a pesquisa resultará em uma porção de opções!

Moda e óculos

Modelo em acetato foi a escolha dos produtores para compor o look da personagem de O diabo veste Prada

Outro que também caiu nas graças de muita gente depois de aparecer nas telas foi o usado por Miranda Priestly, a editora poderosa de O Diabo Veste Prada. Para combinar com a personagem, interpretada pela atriz Meryl Streep, que tinha um estilo fashion, mas cheio de itens clássico, os produtores optaram por um modelo em acetato transparente, suave e que não “brigava” com os looks da personagem. Opção certeira, até hoje, para quem não abre mão de um visual marcante e elegante!

Associar intelectualidade ao uso de óculos é bem comum. E isso, certamente, é um dos motivos pelos quais Elle Woods (interpretada por Reese Witherspoon) de Legalmente Loira, ser adepta das lentes e armações. O modelo roxo usado por ela não só fez bonito nas telas, mas reforçou o uso de armações coloridas entre o público jovem.

Apostar em armações coloridas foi o trunfo em Legalmente Loira

Lentes históricas

Os óculos fazem história nas telas de cinema há muito tempo. Quem é da geração dos anos 80, com certeza desejou, por exemplo, o modelo “aviador” usado por Tom Cruise em Top Gun, clássico da Sessão da Tarde! Os óculos do tenente Pete Maverick Mitchell, se bobear, até hoje estão na lista de desejos de muita gente…

O modelo aviador: antes e depois de Top Gun, sem dúvidas!

Nesse sentido, outro ícone que ganhou fama no passado foram os óculos em formato de coração. Lançado pela primeira vez em 1962, o filme Lolita, foi responsável por transformá-los em objeto de desejo. Ele, inclusive, é um queridinho das pin-ups.

Óculos em formato de coração é infantil? Não na época em que foi lançado…

A turma da geração y (os nascidos na década de 90), com certeza, tem na ponta da língua o nome do dono dos óculos redondos mais famosos do cinema! Sim, Harry Potter! O bruxinho que, entre tantos atributos, é inimaginável sem as lentes, usa modelo pequeno, porém, extremamente icônico. Tanto que, antes mesmo de Harry, ele já havia sido adotado por Indiana Jones e os músicos Eric Clapton e John Lennon.

As armações dos óculos de Harry Potter também foi usada pelos músicos Eric Clapton e John Lennon

Aposte neles!

Óculos, sem dúvidas, são marcas registradas nas telas e nos rostos de muita gente comum. Ou vai nos dizer que não conhece ninguém, na sua rotina, cuja imagem você associa, diretamente, aos óculos? Ou, quem sabe, você mesmo não é essa figura que lança moda com o uso de lentes e armações incríveis?

Seja lá qual lado das telas e lentes você esteja, importante cuidar bem dos acessórios para que eles durem por muito tempo.

Escrever Um Comentário