Os olhos castanhos são um pouco misteriosos.

Para começar, as pessoas descrevem essa bela cor de olhos de muitas maneiras diferentes. Alguns dizem que se parece com avelã, enquanto outros o chamam de verde dourado ou marrom.

Um dos motivos pelos quais é tão difícil descrever olhos castanhos é que a tonalidade em si parece mudar, dependendo do que você veste e do tipo de iluminação em que está.

Além disso, embora os olhos castanhos pareçam conter tons de verde, âmbar e até mesmo azul, esses pigmentos coloridos não existem no olho humano.

Então, de onde vem essa cor deslumbrante?

O que determina a cor dos olhos?

A maioria de nós aprendeu na aula de ciências do ensino médio que herdamos a cor dos olhos de nossos pais, e que a cor marrom dos olhos é dominante e o azul é recessivo. Portanto, dois pais com olhos azuis não podem ter um filho com olhos castanhos porque nenhum dos pais carrega a forma dominante do gene para olhos castanhos.

Mas acontece que a história é mais complicada do que isso.

Uma pesquisa recente mostrou que até 16 genes (não apenas um ou dois) podem influenciar a cor dos olhos, o que torna a previsão da cor dos olhos muito mais difícil.

Devido às variações na interação e expressão de múltiplos genes, é difícil dizer com certeza qual será a cor dos olhos de uma criança com base na cor dos olhos de seus pais. Por exemplo, agora sabemos que é possível que dois pais de olhos azuis tenham um filho com olhos castanhos – algo que o antigo modelo de herança da cor dos olhos teria considerado impossível.

Além disso, a cor dos olhos pode mudar drasticamente nos primeiros anos de vida. Muitos bebês brancos não hispânicos nascem com olhos azuis e desenvolvem olhos castanhos, verdes ou castanhos na infância. Esse fenômeno tem pouco a ver com genética, mas ajuda a explicar de onde vêm os olhos castanhos.

O que causa olhos castanhos?

A estrutura pigmentada dentro do olho que envolve a pupila e dá cor aos olhos é chamada de íris . O pigmento responsável pela cor dos olhos é chamado melanina, que também afeta a cor da pele.

O motivo pelo qual muitos bebês brancos não hispânicos nascem com olhos azuis é que eles não têm a quantidade total de melanina presente em suas íris ao nascer. Nos primeiros anos de vida, mais melanina pode se acumular na íris, fazendo com que os olhos azuis fiquem verdes, castanhos ou castanhos.

Os bebês cujos olhos mudam de azuis para castanhos desenvolvem quantidades significativas de melanina. Quem acaba com olhos verdes ou olhos castanhos desenvolve um pouco menos.

Bebês de etnias afro-americanas, hispânicas e asiáticas geralmente nascem com olhos escuros que permanecem castanhos por toda a vida. Isso ocorre porque esses indivíduos têm naturalmente mais melanina nos olhos e na pele, em comparação com os brancos não hispânicos.

Absorção e dispersão de luz

Não há pigmentos azuis, verdes ou avelã no olho. Os olhos têm apenas quantidades diferentes de melanina, que é um pigmento marrom escuro.

Então, como um pigmento marrom escuro pode criar olhos azuis, verdes ou castanhos? Isso é possível devido a dois processos:

A melanina na íris absorve diferentes comprimentos de onda da luz que entra no olho.

A luz é espalhada e refletida pela íris, e alguns comprimentos de onda (cores) se espalham mais facilmente do que outros.

Olhos com altas concentrações de melanina absorvem mais luz que entra no olho, então menos é espalhada e refletida de volta da íris. O resultado é uma cor de olhos castanha.

Em olhos com concentrações mais baixas de melanina, menos luz é absorvida e mais luz é espalhada e refletida pela íris. Como os raios de luz com comprimentos de onda mais curtos (luz azul e verde) se espalham mais facilmente do que os raios de luz com comprimentos de onda mais longos (luz vermelha), olhos com menos melanina que absorve luz parecem verdes ou castanhos e olhos com baixas concentrações de melanina parecem azuis.

Além disso, a distribuição da melanina pode variar em diferentes partes da íris, fazendo com que os olhos castanhos pareçam castanhos claros perto da pupila e mais verdes na periferia da íris.

Olhos castanhos são uma obra de arte

A cor avelã dos olhos é complexa e magnífica, uma vez que suas características específicas são determinadas por muitos fatores – incluindo a quantidade e distribuição de melanina na íris, como a dispersão da luz pela íris e pelas moléculas de pigmento afeta a cor e como é a percepção da cor dos olhos influenciados pela iluminação e pela cor das nossas roupas e arredores.

Assim como são necessários muitos traços do pincel do artista para produzir uma obra-prima, os olhos castanhos envolvem a dinâmica de vários elementos para criar a obra de arte única que é representada em todos os olhos castanhos.

Se você usa óculos, escolha lentes com revestimento anti-reflexo para eliminar os reflexos perturbadores em seus óculos e permitir que outras pessoas vejam a beleza de sua cor de avelã.

Mude a cor dos olhos para avelã

Se seus olhos não são naturalmente castanhos, mas você sempre quis que eles fossem, você pode realizar seu desejo com lentes de contato coloridas. Eles não vão realmente mudar a cor dos seus olhos, é claro, apenas a aparência deles.

As lentes de contato coloridas estão disponíveis em várias cores, portanto, você terá a opção de vários tons de avelã. Mas não é simplesmente uma questão de escolher uma cor de lente de sua preferência; a cor natural de seus olhos tem um papel em determinar quais lentes terão a melhor aparência.

Se você tiver olhos muito claros, contatos coloridos com um “tom de realce” podem ser uma boa escolha. Essas lentes têm uma cor translúcida que permite que um pouco da sua cor natural apareça – para tornar seus olhos azuis claros um azul mais profundo, por exemplo. Se seus olhos forem claros o suficiente, você pode obter a cor de olhos castanha desejada com um tom de realce.

É mais provável que você precise de lentes com tonalidade opaca para obter uma cor de avelã nos olhos. Essas lentes são projetadas para mascarar a cor natural de seus olhos com a cor que você deseja. Essas lentes funcionam bem se você tiver olhos castanhos escuros e quiser dar-lhes uma aparência mais clara, incluindo avelã.

Um oftalmologista pode mostrar várias cores e ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Lembre-se de que as lentes de contato são um item de prescrição e, se você ainda não usa lentes de contato, precisará de um exame de vista e de uma receita antes de obtê-las – mesmo que tenha uma visão perfeita sem lentes corretivas.

Olhos de avelã famosos

Notas e Referências

McDonald, JH  Myths of Human Genetics . Sparky House Publishing, 2011.

Associações genótipo-fenótipo e cor do olho humano. Journal of Human Genetics . Janeiro de 2011.

Caracterização de melaninas em íris humanas e melanócitos uveais em cultura de olhos de diferentes cores. Experimental Eye Research . Setembro de 1998.

A cor dos olhos muda após a primeira infância: o Louisville Twin Study. JAMA Ophthalmology . Maio de 1997.

Write A Comment